-
Arquitetos: A6A
- Área: 170 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: ART PROJECT , ART PROJECT , Alki, Alpha Elita, Alpha Elita, Artemide, Chazelles, Delta Light, Faro , PANORAMA, Panasorb, Panasorb, Supratech, Technal, Varela design
Descrição enviada pela equipe de projeto. L'Atelier refere-se ao trabalho manual, à abordagem artesanal e à noção de prazer que escritório tenta incutir em cada um de seus projetos. O espaço em que investimos é uma antiga oficina de modelagem. Encontramos muitas ressonâncias com nossa abordagem à profissão neste espaço, um lugar ideal para materializar nossa visão de arquitetura. Devido à sua composição em três partes: uma garagem na rua, um jardim entre quatro paredes e um galpão no coração da quadra, tudo servia perfeitamente para o nosso projeto. Queríamos criar um lugar para experimentação e encontros, que deixasse espaço para o trabalho manual e pesquisa. Um lugar onde não há distinção entre natureza e arquitetura, uma intervenção atemporal em um edifício existente do qual não nos cansaremos ao longo do tempo.
O antigo galpão em ruínas possuía uma forma de diamante onde apenas as quatro paredes periféricas e a estrutura metálica puderam ser preservadas. Abrimos uma parede para criar a porta de entrada, com uma altura de 3,50, um parâmetro que foi emprestado da abertura existente para o pátio e que definirá um novo horizonte dentro deste espaço. A organização interna foi coordenada de forma a manter uma percepção completa do volume, apenas as salas de reuniões e banheiros formam espaços fechados. As treliças metálicas no teto estruturam as novas instalações, cada elemento responde de maneira a formar continuidades visuais em todo o espaço.
Três materiais dominam o projeto: o concreto no piso lembra a tectônica da massa, os revestimentos de compensado de bétula evocam o crescimento da madeira e o revestimento acústico no teto remete a uma dimensão mais celestial. Garantimos que este ateliê seja o mais autossuficiente possível em termos de energia e sem a necessidade de ar condicionado, combustíveis fósseis e qualquer sistema tecnológico que seja muito volumoso. A lareira fornece aquecimento para todo o espaço, e os ventiladores de teto permitem que o calor seja distribuído no inverno e o ar circule no verão.
Um grande telhado de vidro proporciona luz natural ao longo do ano, protegido por uma persiana exterior que regula o ganho solar. O lado sul do telhado acomoda painéis fotovoltaicos para autoconsumo que atendem as necessidades do escritório. O edifício existente foi muito bem isolado com lã de madeira nas bordas e no telhado que, juntamente com os revestimentos de Fermacell e a laje de concreto no piso, garantiram uma ótima inércia térmica.
Pequenas janelas para o sul e oeste permitem a ventilação natural quando as grandes janelas para o jardim ao norte são abertas. Pretendemos que, quando uma pessoa entra neste espaço, ela tenha uma jornada espacial que reflita a filosofia da agência, que ao caminhar tenha tempo para experimentar o lugar que se revela pouco a pouco. Do espaço público, três sequências pontuam esse movimento: a passagem pela garagem, em seguida o jardim exuberante, e finalmente o local de trabalho.